sábado, 21 de março de 2015

Pesquisa da UPF em destaque nos EUA - Pesquisadores do PPGOdonto participaram do maior congresso mundial de pesquisa na área odontológica

Além de apresentar trabalhos, o professor Álvaro palestrou
na Universidade de Nova Iorque
Foto: Divulgação UPF
A reunião anual da International Association for Dental Research (IADR) é o maior congresso mundial de pesquisa na área de odontologia e neste ano foi realizado em Boston, Estados Unidos. Com a participação de mais de seis mil pesquisadores, o 93º Congresso da IADR consolidou seu reconhecimento como a maior fonte de inovação, colaboração e interação na pesquisa odontológica mundial. A Universidade de Passo Fundo (UPF) esteve representada por meio dos trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto),  de autoria do professor Dr. Álvaro Della Bona e de seus orientados Rodrigo Alessandretti e Oscar Pecho. Os trabalhos são resultados de pesquisas recentes na área de estética em cerâmicas e foram destaque no evento, com a apresentação do professor Dr. Della Bona. Segundo ele, esse foi o 25º  ano em que participou de congressos do IADR, sempre apresentando trabalhos de pesquisa desenvolvidos na UPF ou em centros de pesquisa onde realizou sua formação de pós-graduação no exterior. De acordo com o pesquisador, os trabalhos apresentados nesse evento tiveram a colaboração de pesquisadores da Universidade de Granada, Espanha, que firmou acordo recente com a UPF, por intermédio do grupo de pesquisas do Dr. Della Bona. Ele ressalta que a contínua participação em eventos internacionais tem proporcionado inúmeras atividades de colaboração internacional com diversos centros de pesquisa, dentre eles: Universidade do Texas (UTHSC), Universidade de Sheffield (US), Universidade de Otago (UO), Universidade da Florida (UF), Universidade de Oregon (OHSU), Universidade de Mississippi (UMMC), Universidade de Michigan e, mais recentemente, a Universidade de Nova Iorque, onde o pesquisador da UPF palestrou, em duas oportunidades, nos dias que antecederam o congresso.
Para Della Bona, a participação de professores e alunos em eventos é extremamente importante para o crescimento e a consolidação de qualquer programa de pós-graduação. “As atividades de pesquisa, docência, colaboração entre pesquisadores e a renovação de conhecimentos são muito exigidas em eventos internacionais. São sempre precursoras de atividades futuras de grande significância para qualquer centro de pesquisa ou Universidade”, pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário