domingo, 14 de dezembro de 2014

Perfil!!!

Lourdes De Conto



1- Como você começou a sua carreira de colunista?

Tudo foi uma questão de Oportunidade e Relacionamento, com formação pedagógica trabalhava como professora no Instituto Educacional da Igreja Metodista, depois mais diretamente com o Terceirão IE/ GARRA bem como coordenava os eventos da Escola fazendo sua divulgação nos meio de comunicação, neste tempo me envolvi muito no resgate da História da Instituição fazendo contato com os ex-alunos, criando registros, anuários e material para campanha de matrículas, foi então que conheci o Dr. Dyogenes Martins Pinto, que batalhou ao meu lado como ex- aluno influente, para o bem da sua Escola e de seus filhos, realizamos encontros, festas, distribuímos honrarias tendo a frente a Direção da Escola que nos apoiava integralmente,  minhas visitas  ao jornal tornaram-se constantes, e eu já me sentia em casa, foi então que o Dr. Dyógenes convidou-me para escrever, eram duas paginas semanais uma “ Sua Excelência a Escola” e a outra “Gente Nota DEZ”, como Colunista Educacional, dentro da minha linha de formação. Acompanhando os bastidores da sociedade e o cotidiano do jornal,  não foi difícil substituir o colega colunista social que foi embora para outra cidade, sendo que  a mais de 15 Anos escrevo esta coluna com a mesma intensidade do primeiro dia. Não poderia deixar de registrar que tive ai duas fadas madrinhas  Clélia Martins Pinto e Celina Madalosso, elas escreviam a coluna  Em Sociedade por C/C e o apoio delas foi fundamental pelo conhecimento e prestigio que detinham  na  sociedade.


2- Como é retratar a histórias das pessoas da cidade através da sua coluna?

É mágico eu diria, pois gosto de escrever, e quem me conhece sabe eu adoro fotografia, gosto de estar entre pessoas lindas, leves, criativas, talentosas, que acontecem e fazem acontecer,  ficamos felizes em poder levar bom humor, beleza e alegria para os nossos leitores. Tem pessoas que realmente merecem ser notícia por seus atos e ações junto a sociedade. Tem histórias de vida que nos encanta pela generosidade pelo glamour pelas vivências de trajetórias brilhantes, outros são destaques pela sua audácia, alçam altos voos como águias ganham o mundo e a respeitabilidade de todos. E a criatividade e o profissionalismo de alguns não podemos deixar de registrar. Para a comunidade a existência de uma Coluna Social é importante, pois divulga acontecimentos e assuntos que se destacam na sociedade. Como diria meu colega... “Colunismo social é o sal da comida, a música da vida ou mesmo a dança da festa. Trata muitas vezes de amenidades, mas enfoca problemas e eventos sociais com seriedade” .



3- Qual a melhor parte desse trabalho?

Credibilidade em primeiro lugar. Para mim, esta conquista de confiança com meus leitores é muito importante. São eles que me estimulam diariamente com seus e-mails e seu carinho a seguir meu trabalho. Muitas vezes eles me levam a sério mais do que eu mesma. Além disso, tenho orgulho e gosto do que faço. O melhor é poder compartilhar do sucesso e da alegria, dos bons momentos, das vitórias e conquistas da nossa gente. É conhecer pessoas e vivenciar novas situações e ambientes. E, pessoalmente, saber da gratidão e do reconhecimento dos leitores. Isto é uma adrenalina diária. E é isso que transforma a coluna em assunto. Contato com as pessoas, gente que nos vitaliza nos energiza e por quem vale a pena estarmos juntos, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, mas os festeja não se considera eleita para a “última hora”; mas não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja andar humildemente com Deus. Caminhar  perto dessas pessoas nunca será perda de tempo é sim enriquecedor , viver com gente simples autentica que constroem uma caminhada de sucesso sem pisar em ninguém até por que voam e estão lá na frente, isso é muito bom. Tem eventos que nos lavam  a alma, encantam os nossos corações e nos tornam mais leves, isso sem dúvida é o melhor de tudo poder partilhar destes momentos, sem dúvida isso faz  a vida valer a pena.


4- Quais são os desafios?

São muitos, variados e contraditórios os desafios descritos por adjetivos e verbos maquiados com os quais nos referimos ao Colunismo Social. Nos últimos tempos, este tipo específico e seleto de informação, converteu-se num verdadeiro gráfico demonstrativo dos hábitos e costumes de uma sociedade. E, não seria nenhuma presunção afirmar, que a Coluna Social é hoje em dia um verdadeiro termômetro com o qual se mede o grau e o direcionamento de uma sociedade no seu dia-a dia. Para que isso aconteça somos postos a prova de fogo...Como convidados temos que  marcar presença de forma sutil e profissional, como colunista temos de registrar aquele momento importante para nós  e para a pessoa que nos convidou. E depois, o que vamos prestigiar!!! É mais uma dúvida!!! Geralmente os anfitriões!!!! Ser agradável com todos é difícil,  pois devemos respeitar as características individuais de cada um, e temos que ser elegantes o suficiente para não monopolizar, ai entra em ação o mais pode ser muito e o menos pode ser pouco, sem dúvida ganha o meio termo, mas não se agrada todo mundo, esta é uma tarefa impossível!!! Mas nem tudo são flores na vida desta colunista que tem entre os muitos desafios uma luta diária com muita Fé pela vida para ser partilhada com amor entre a família,  filhos e netos bem como amigos e em especial o  leitor, que merece todo o  respeito e reconhecimento. 

5- Qual o conselho, ou dica, para quem quer um dia ser um colunista?

A Coluna Social sempre ocupou um lugar importante nos meios de comunicação. Ela, além de ser um elo de informação por excelência, promove ainda a integração entre as pessoas. O colunista social deve ser uma pessoa bem informada e de postura imparcial pois, através de suas opiniões, ele coloca as pessoas interagindo umas com as outras, até mesmo os radicais, e isto é muito importante na integração de uma sociedade. Procurar estar bem informada através da leitura de jornais, revistas e reportagens sobre todos os assuntos.. Além disso, motivar quem está lendo a seguir suas lutas diárias. Não faço uma coluna que não vai acrescentar nada a ninguém.  Ser colunista, em primeiro lugar tem que ter disciplina, ter carisma e gostar de gente, gostar de estar nos bastidores da sociedade, estar nos grandes momentos da vida da comunidade, e sobre tudo tem que ter estrela, pois você tem que brilhar a qualquer preço, fazendo um bom trabalho, ser comprometido com os seus deveres sociais, ser ético, e procurar tratar a todos no mesmo nível, porém respeitando as singularidades bem como a notoriedade de cada um. Aprender a conhecer quem é quem isso é fundamental. Não dá para ser colunista se não conhece os  bem nascidos mais estrelados, as famílias mais tradicionais, aonde vai, e o que faz esta gente... temos que conhecer também os emergentes, ou os novos ricos os chiques destacados, os intelectuais que preferem o anonimato, os destacados culturalmente, pois hoje eles estão em todo o lugar e suas presenças são notórias.

Lourdes De Conto- Colunista Social do Diário da Manhã

Um comentário:

  1. Querida Lourdes, voce conhece a Dra Yara Casanova, doutora em simpatia, classe e muito falada em sua atuação no meio da estética avançada.

    ResponderExcluir